jornadas@hvetmuralha.pt
ORADORES RUMINANTES
Alfredo Teixeira
Natural de Vila Real (23 Abril 1959). Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1984). Mestre em Animal Science pelo pelo International Centre for Advanced Mediterranean Agronomic Studies (1987) no Mediterranean Agronomic Institute of Zaragoza. Doutor em Engenharia Zootécnica (UTAD – 1991). Agregação em Ciências Agrárias – Produção Ovina e Caprina, na UTAD em 1997.
Ana Costa
Investigadora Principal no Grupo de Marketing e Comportamento do Consumidor da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics da Universidade Católica Portuguesa, onde lidera o Food Behaviour Lab e é também Professora Adjunta. Doutorada em Comportamento do Consumidor (Universidade de Wageningen, Países Baixos), Mestre em Gestão da Qualidade (Universidade de Ghent, Bélgica) e Licenciada em Engenharia Agro-Industrial (ISA). Coordena projetos nacionais e internacionais em autorregulação e regulação social do comportamento alimentar, padrões de consumo alimentar e adoção de novos alimentos e dietas.
Ana Geraldo
Iniciou o seu percurso académico na área de Engenharia Zootécnica pela U. Évora com término em 2005, Mestrado em Zootecnia, tendo em 2009 ingressado num Doutoramento em Ciências – Qualidade e Produtividade Animal na Universidade de São Paulo (Brasil). Entre 2006 e 2015 foi desenvolvendo trabalho de campo junto de diferentes empresas agropecuárias. Em 2016 fez parte da equipa comercial de uma empresa de retalho como gestora de categoria na área das carnes. Foi responsável pelo departamento da qualidade numa empresa trader de carnes entre 2019 e meados de 2022, altura em que integrou a equipa do Monte do Pasto, como Directora Técnica. No desenvolvimento da sua carreira enquanto investigadora, conta com inúmeras publicações na área de bioclimatologia e bem-estar animal. Professora convidada do departamento de Zootecnia da UÉ desde 2017. Participa como avaliadora convidada pela Comissão Europeia (Research Executive Agency), na avaliação de candidaturas de projectos europeus financiados.
Ana Munhoz
Médica veterinária licenciada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985) e doutorada pela Universidade de Santiago de Compostela. Foi coordenadora do programa de controlo das doenças parasitárias no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. Exerceu funções de direção técnica de produtos veterinários antiparasitários em vários laboratórios farmacêuticos no Brasil, Espanha e Portugal. Atualmente é docente e regente de Parasitologia e Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias da FMV da Universidade Lusófona desde 2014.
António Carvalho
Engenheiro eletrotécnico, Responsável de Operações na PowerYield.
Carlos Neves
Agricultor e Produtor de Leite em Vila do Conde. Técnico de Gestão agrícola e Licenciado em Ciências Sociais. Secretário Geral da APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal. Apaixonado por agricultura e comunicação. Autor do blog “Carlos Neves Agricultor” e do livro “Desconfinar a agricultura – Crónicas agrícolas do prado ao prato”
Carlos Pereira
Doutor em Ciência e Engenharia dos Alimentos, Departamento de Química Analítica Nutrição e Bromatologia da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Mestre em Ciências Alimentares (Opção laticínios), Universidade de Reading Reino Unido. Licenciado em Medicina Veterinária, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Desde 1995 coordenou diversos projetos de I&D desenvolvidos na ESAC, bem como projetos e parcerias no âmbito da educação/desenvolvimento a nível internacional. É co-autor de dezenas de publicações em revistas internacionais.
Claudino Matos
Doutor em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade de Wisconsin, é Director-Geral da ACOS desde 2016, Secretário Técnico da Raça Ovina Campaniça e responsável pela Gestão do Registo Genealógico da Raça. Professor Associado Convidado das disciplinas de Melhoramento Animal e Zootecnia Geral nos Cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem Veterinária, na Universidade Lusófona e no Ipluso, respectivamente. Membro da Direção do CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo.
Duarte Cornacho
Engenheiro mecânico, Responsável Comercial na PowerYield.
Elsa Lamy
Licenciada e doutorada na área da Zootecnia. Mestre em Doenças Metabólicas e Comportamento Alimentar. Investigadora Auxiliar no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura e Ambiente, da U. Évora. Desde 2019 é a representante da U. Évora na Rede de Instituições de Ensino Superiores para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, estando atualmente na co-coordenação da mesma. Ainda no âmbito de padrões alimentares sustentáveis, participa na Knowledge Hub Europeia em “Food, Nutrition and Security” – SYSTEMIC.
João Barbas
Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora. Mestrado em Produção Animal pela UTL. Doutoramento em Ciências Agrárias, Ciência Animal-UTAD. Engenheiro Sénior – Ordem Engenheiros. Investigador Auxiliar na unidade de Biotecnologia e Recursos Genéticos, INIAV, Estação Zootécnica Nacional desde 1999.
João Madeira
Engenheiro agrónomo (1996) e Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural (2009), ambas pelo Instituto Superior de Agronomia. Desde 1995 desenvolve actividade profissional, no âmbito da agricultura, em diversas entidades, públicas e privadas. Desde 2007 é socio-gerente e responsável técnico-administrativo da Sociedade Agrícola Vargas Madeira, Lda., empresa dedicada à produção de ovinos e bovinos, no concelho de Mértola. Desde Janeiro de 2020 é presidente do conselho de administração da Cooperativa Agrícola do Guadiana. Pertence também aos órgãos sociais da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Alentejana, da Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais e Associação Portuguesa de Economia Agrária.
João Xavier
Licenciatura em Eng. Zootécnica pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. Eng. Zootécnico responsável pelo maneio animal, manutenção e gestão de biocombustíveis no Monte do Perdigão, Évora. Empreendedor ligado a incubadoras de startups de impacto ambiental.
Juan Martinez
Licenciado en veterinaria por la Universidad de Murcia. Ha desarrollado su actividad como técnico de pequeños rumiantes desde sus inicios para posteriormente continuarla como director técnico en Agorurbana Carthago donde ocupo el puesto de director técnico en el departamento de vacuno de cebo. Posteriormente se incorporo como jefe de área en Trouw Nutrition siendo actualmente jefe de producto.
Luis Conceição
Doutorado em Engenharia Rural pela Universidade Politécnica de Madrid, é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Portalegre, investigador integrado do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Univ. Évora, Investigador colaborador do Valoriza – Centro de Investigação para a Valorização dos recursos Endógenos do IPPortalegre, coordenador do InovTechAgro do Ministério da Agricultura.
Marcos Ramos
Engenheiro Zootécnico e Mestre em Produção Animal pela UTAD, tendo obtido um Doutoramento em Genética e Melhoramento Animal, e uma especialização em estatística, na Universidade de Iowa State (EUA), em 2006. Posteriormente foi postdoc na Universidade de Michigan State (EUA), tendo em 2008 ingressado na Universidade de Wageningen (Holanda) com um financiamento Marie Curie obtido junto da União Europeia. Trabalhou ainda na Keygene (Holanda), e regressou a Portugal em 2014 para liderar o Grupo de Genómica Animal e Bioinformática no CEBAL. Desde Agosto 2021 é o CEO e cientista principal na Star Genomics, empresa focada no desenvolvimento das ferramentas genómicas necessárias ao sector agrícola nacional.
Mariana Palma
Mestrado em Eng. Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. Experiência em projetos ligados à pecuária extensiva, ganadaria regenerativa, raças autóctones e boas práticas agro-silvo-pastoris. Enquadramento de explorações no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
Maria Blánquez
Ingeniera agrónoma. Directora de servicios técnicos durante 18 años de la cooperativa COVAP. (Primera cooperativa ganadera española de primer grado.). Desde hace 7 años desarrolla en COVAP la dirección comercial del área de alimentación animal.
Miguel Fonseca
Administrador na EDP Comercial responsável pelo negócio de Empresas e Solar Distribuído a nível Europeu. Licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa. MBA em Gestão. Membro executivo da McKinsey & Company durante 18 anos.
Nuno Alegria
Licenciado em medicina veterinária pela FMV em 1987. Doutorado em Ciências Veterinárias pela UTAD em 2007. Docente na UTAD desde 1989 nas áreas da epidemiologia, doenças infecciosas e medicina veterinária preventiva do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Regente das UCs de Doenças Infecciosas II e de Higiene e Medicina Veterinária Preventiva do MIMV UTAD. Presidente da Comissão de Biossegurança da UTAD.
Nuno Canada
Médico Veterinário pela Uni. Lisboa e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Univ. Porto. Pós-Graduado em Gestão pela Univ. Católica e em Internacional Business pela Porto Business School.
Presidente do Conselho Diretivo do INIAV, Membro do Conselho de Administração do CIHEAM em Paris e Professor Associado na área das Ciências Veterinárias no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar.
Nuno Marques
Engenheiro Agrícola pela Universidade de Évora; Empresário no sector Agro-pecuário desde 1989; Vencedor do Prémio Land and Soil Management Award 2016 atribuído pela Comissão Europeia.
Pedro Gonçalves
Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações. Doutoramento em Engenharia Informática, na Universidade de Aveiro. É Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, onde desde 2003, leciona disciplinas relacionadas com redes de computadores e administração de sistemas, e tem vindo a colaborar na orientação de estudantes de mestrado e doutoramento. É investigador do Instituto de Telecomunicações, polo de Aveiro, onde desde 2001 integrou projetos de investigação como 5GMobix, SheepIT, PASMO, ISCI, Cloudthinking, Serv-CPS, IST-Daidalos and IST-MobyDick.
Gonçalo Barrenho
Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora. Foi certificador/consultor técnico de bem estar animal de protocolo Red Tractor e Arlagarden no Reino Unido entre 2015 e 2018. Veterinário clínico na Farmvets SouthWest no Reino Unido durante 4 anos. Investigador na área de vacarias de leite na SRUC- Scotland’s Rural College durante 2 anos. Atualmente é responsável pela área de Certificação em Bem Estar Animal no Hospital Veterinário Muralha de Évora.
Gonçalo Ferreira
Advogado, pós-graduado em Mediação e Arbitragem e em Gestão Estratégica. Agente Oficial da Propriedade Industrial, Arbitro da Organização Mundial da Propriedade Industrial. Criou e fundou diversas empresas em Portugal, Moçambique e Brasil nas áreas de comercio alimentar, publicidade e consultoria. Atualmente diretor comercial e de novos negócios da Entogreen.
Graça Mariano
Médica Veterinária, Mestre em Saúde Pública Veterinária. Diretora Executiva da Associação Portuguesa de Industriais de Carne – APIC desde Dezembro de 2020.
Roberto Barcellos
CEO – BBQ Secrets beef, Diretor – Beef and veal consultoria (Consultoria em desenvolvimento de marcas de carne diferenciada no Brasil, Argentina e Uruguay), CEO – Confraria da carne (Boutique de carne de qualidade) Sócio – Restaurantes Bbq company
Tomas Serrano
Licenciado en Veterinaria por la Universidad de Santiago de Compostela, director de INTEROVIC. A partir de 2012 INTEROVIC ha desarrollado extensiones de norma que han permitido el desarrollo de varias campañas de promoción para la carne de cordero y cabrito y proyectos de I+D+i. Desde 2018 INTEROVIC ha trabajado en el desarrollo de un certificado de Bienestar Animal, Compromiso Bienestar Animal. “Bienestar Animal Interovic España, BAEI”
Yolanda Vaz
Professora associada da FMV-UL, Médica Veterinária licenciada na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique (1986), com o Mestrado em Saúde Pública Veterinária na Universidade Técnica de Lisboa (1993) e o doutoramento em Epidemiologia Económica na Universidade de Reading (UK). Exerce atualmente, em comissão de serviço, o cargo de Diretora de Serviços de Proteção Animal, a unidade orgânica da DGAV responsável pela coordenação das medidas de saúde e bem-estar animal.
ORADORES EQUINOS
André Carvalho
Técnico em Agropecuária pela Escola Técnica Agrícola Estadual “Dr. Carolino Da Motta e Silva”, no Brasil, desde 1997. Formado em pecuária e especialização em Equinocultura ( etologia, morfológica, dentição, maneio, aprumos, alimentação, vivência em manada), desde 1999. Instrutor de Equitação para iniciantes, Doma racional e Horsemanship pela Escola Mauro Leite (Brasil ) desde 2018: maneio de equestres, de potros, treino de cavalos, três tambores e rédias. Também realiza várias palestras sobre cuidados equestres, workshops e cursos de formação em doma racional.
António Pinto
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora. Bolseiro de investigação no projeto “Novas metodologias de diagnóstico de doença articular em equinos”. Doutoramento em Ciências Veterinárias da EU. Foi membro da equipa veterinária da Equimuralha. Responsável operacional da Coudelaria de Alter, Companhia das Lezírias SA onde organiza e planeia as tarefas diárias das várias equipas da Coudelaria (apoio na gestão do efetivo e elaboração dos emparelhamentos, gestão dos casos clínicos, acompanhamento da área agrícola e turística, apoio na organização de eventos equestres nacionais e internacionais).
Bruno Rego
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, U.Lisboa (2008). Estágio em inseminação artificial e transferência de embriões na “Central de Reprodução Genetic Jump” (São Paulo – Brasil) – (2008). Diretor clínico interino no centro de reprodução “PS Flyinge & Partners” (Flyinge – Suécia) (2015). Sócio-gerente da empresa Genequino Lda., dedicada às biotecnologias da reprodução em equinos: gestão reprodutiva de garanhões, inseminação artificial e transferência de embriões. Implementação do primeiro programa comercial de Ovum Pick Up e ICSI em equinos, em Portugal.
Cristina Cosinha
Licenciada pela Universidade de Évora, trabalha na Lusopecus desde Fevereiro de 2008 em clínica e reprodução de equinos, directora do centro de reprodução da Lusopecus desde 2010.
Diogo Lima Mayer
Director da Coudelaria do Monte Velho e do Monte Velho Equoresort. Com formação em Gestão de empresas pela Universidade Católica Portuguesa, desde cedo mostrou a sua paixão pela criação do cavalo Lusitano, tendo acompanhado o seu Pai desde o início da fundação da coudelaria. Com uma forte experiência na área do Marketing Internacional, destaca-se o seu percurso na L’Oréal Paris onde trabalhou durante 5 anos, reforçando o seus conhecimentos em gestão de marcas e de produtos.
João Braga
Frequentou o” Colégio Planalto” até à conclusão do ensino secundário por equivalência do curso IB (International Baccalaureate). Estudou Engenharia Agronómica no “Instituto Superior de Agronomia”, fez pós-graduação em Direcção de Empresas Agrícolas na “AESE” e diversas formações técnicas para produção de nogueiras, produção de arroz e outros cereais de Primavera/Verão. Foi equitador da coudelaria Herdeiros Dr José de Menezes entre 2007 e 2009. É gerente da empresa agrícola “Casal do Carvalhal, Soc Agr Lda” especializada na produção de nozes e cavalos Puro Sangue Lusitano desde 2009. Administrador executivo da empresa agrícola “Silveiras Agropecuária, SA”., director da Organização de Produtores agrícolas “CADOVA, CRL” e igualmente director da “Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação”.
João Ralão
Licenciou-se em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Secretário-geral da APSL. É responsável pela organização do Festival Internacional do Cavalo Lusitano, desde a sua primeira edição em 1987. Desde 2005 que ocupa a função de Secretário Técnico da Raça Lusitana. Supervisiona todos os Concursos de Modelo e Andamentos que se realizam em Portugal e no Mundo. Desde 2004 que preside à Associação que coordena a disciplina de Equitação de Trabalho no Mundo (WAWE – World Association for Working Equitation).
Luis Lamas
Licenciado em Medicina Veterinária, estagiou em UC Davis no Hospital Universitário de Equinos e trabalhou um ano na Clínica Veterinária da Muralha de Évora. Fez internato no Queen’s Veterinary School Hospital da Universidade de Cambridge. Trabalhou como Cirurgião Universitário em Cambridge e na Minster Equine Clinic em York. Em 2011 tornou-se Diplomado do European College of Veterinary Surgeons.Fez doutoramento no Structure and Motion Laboratory, Royal Veterinary College e no Departamento de Bioengenharia do Imperial College. Publicou 22 artigos em revistas científicas, apresentou 26 abstracts originais em congressos internacionais, é também autor de seis capítulos em prestigiados livros de medicina e cirurgia de equinos. É orador e organizador de cursos de diagnóstico e tratamento de patologias ortopédicas no Reino Unido e na Europa. É Professor Auxiliar e cirurgião do Serviço de Cirurgia e Urgências na Faculdade de Medicina Veterinária
María Martín Cuervo
Profesora en el Depto. Medicina Animal, Responsable del Servicio de Medicina Interna Equina no Hospital Clínico Veterinario de la Universidad de Extremadura. Licenciada en Veterinaria por la Universidad de Córdoba, donde obtuvo una Beca de formación práctica en la Universidad de Hannover (Alemania). Internado en el Hospital de Caballos de Trytown (Irlanda) y en Chino Valley Equine Hospital (California), e hizo una plaza en un programa de residencia del Colegio Europeo de Medicina Interna Equina. En 2015 obtiene el título de diplomada ECEIM y en 2017 el doctorado con mención internacional sobre biomarcadores en caballos críticos. En el año 2022 recibe de facto el título de Diplomada ECVSMR.
Raquel Falcão
Cavaleira de Dressage Internacional, licenciada em Equinicultura pela Escola Superior Agrária de Santarém e Mestrado em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade Técnica de Lisboa. Formação Equestre: Família Valença, Centro Equestre da Lezíria Grande, Casal de Santo André, Centro Militar Educação Física e Desportos, Coronel Neves Veloso e Tenente Coronel Almeida e Sousa e Escola Superior Agrária de Santarém até ao presente ano. Estágios: Francisco Cancela de Abreu, Sven Rothenberger, Miguel Ralão, Kyra Kyrklund, Dolf Keller e Mariette Withages. Competiu em 6 taças Portugal de dressage, 6 campeonatos nacionais de dressage, 3 campeonatos de cavalos novos e 7 internacionalizações. Conquistou inúmeros estágio mais de 16 prémios.
Tomé Fino
Licenciatura em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, UTL. Internato em Medicina e Cirurgia Equina no Chino Valley Equine Hospital, EUA. Estágio e várias formações em dentisteria equina com a Dra Carla Manso, Espanha. Sócio-gerente da Equimuralha.
Tullis Matson
Fundador e diretor da Stallion Al Services. É uma figura de destaque no mundo da reprodução assistida equina. Além da Gemini Genetics, ele também é diretor do Elite Kennel Feryility e fundador e presidente da instituição de caridade Nature’s SAFE.
Hospital Veterinário Muralha de Évora 2022