A visita ao veterinário
Para muitos donos, levar o seu gato ao veterinário é um momento que gera alguma ansiedade e preocupação. Saiba como tornar mais fácil a visita ao veterinário neste conjunto de dicas que o HMVE preparou para si:
- Coloque a transportadora em casa, num local onde possa ser reconhecida pelo seu gato como um objecto familiar. Incentive o seu animal a utilizar a transportadora colocando mantas, brinquedos ou até comida no seu interior.
- Transporte sempre o seu gato numa transportadora, de preferência rígida (confere mais segurança ao gato) e com um objecto (ex. brinquedo, manta) a que ele esteja habituado em casa. Não se esqueça que o seu gato pode sujar a transportadora durante a viagem, por isso é uma boa ideia ter alguma manta extra para quando voltar para casa.
- O uso de ferormonas sintéticas em spray dentro da caixinha ou dentro do carro pode ajudar a minimizar o stress do gato durante o transporte e deve ser aplicado 15 minutos antes da viagem.
- Se o seu gato não entrar espontaneamente na transportadora, deve colocá-lo com calma no seu interior. Se ele entrar na transportadora, pode envolvê-la com uma toalha grossa (contendo o cheiro do dono ou feromonas).
- Uma vez no carro, evite que a transportadora seja abanada durante o percurso, colocando-a no banco de trás com o cinto de segurança. Conduza com cuidado, evite música alta e fale calmamente para o tranquilizar.
- Ao chegar ao hospital mantenha seu gato dentro da caixa, mesmo que este esteja acostumado a usar peitoral e trela. Isso minimiza o stress. Mantenha uma postura calma e relaxada.
- Uma vez na recepção, nunca coloque a transportadora no chão, os gatos sentem-se muito vulneráveis. No HMVE existem mesas na sala de espera dos gatos e apoios junto ao balcão da recepção onde pode colocar a transportadora com o seu gato.
- No HVME as consultas são por marcação o que evita estar tempo excessivo na sala de espera com o seu gato, o que pode provocar situações de stress.
- Repita estes mesmos procedimentos na volta para casa.
- Por último, se tiver vários gatos, deve ter algumas preocupações quando os levar de volta para casa, após a visita ao hospital. Deixe o gato na transportadora durante algum tempo e veja como os seus gatos reagem. Se estiverem calmos, pode abrir a transportadora e deixar o seu gato juntar-se aos companheiros. Se sentir tensão entre eles, mantenha o gato dentro da transportadora numa sala separada pelos menos 24 horas para que volte a ter um odor familiar.
Para esclarecimento de dúvidas, por favor não hesite em contactar o HVME.
Porque no HVME cada gato é especial…
Clique aqui para adicionar seu próprio texto